quarta-feira, 25 de maio de 2016

Bons pensamentos - Por que ler é bom?

Fala ai pessoal,

Como vocês estão? Espero que bem, mesmo com esse friozinho que chegou já faz um tempinho. Eu posso dizer que estou muito bem com o frio, porque já não estava mais aguentando aquele calor descomunal. Não precisa ficar muito, mas pelo menos um pouco kkkkk.

Vim aqui hoje para divagar com vocês, quem sabe de repente entrarmos num diálogo, uma boa conversa e, de repente, argumentarmos sobre algumas coisas. 

Na verdade gostaria de contar para vocês o porque eu gosto tanto de ler e, quem sabe, encorajar alguém a começar também, por que não?

Na minha opinião, não tem hora para começar a ler, ver filmes, escrever, voltar a estudar etc, podemos começar agora, isso é o mais legal.



Eu nunca fui uma pessoa muito interessada por leitura. Quando era mais novo, sempre arrumava um jeito de simplesmente escapar de ler os livros da escola, no fundamental e colegial, sem ao menos tentar. Hoje eu olho para esse tempo e me arrependo, pois eu poderia ter descoberto uma das minhas paixões mais cedo. Mas quem sabe não tenha sido na hora certa... Who knows? :D 

Quando eu tinha mais ou menos uns 13 ou 14 anos, eu acho, minha mãe, vendo que eu não me interessava pela questão, resolveu me "forçar" a ler e decidiu por um em particular, que eu acredito que ela tenha visto que eu poderia gostar: "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (lançado em solos brasileiros em 01 Janeiro de 2000), me cercando e me perguntando quase todos os dias se eu estava gostando e, principalmente, se eu estava realmente lendo.

Claro que comecei a ler daquele jeito, sem vontade nenhuma e geralmente quando minha mãe estava de olho. Demorei meses para sair das primeiras páginas e, claro, levei algumas chamadas por isso, até que teve uma hora que eu engrenei e aí eu não parei mais.


Por que eu gosto tanto de ler hoje?

A resposta é simples, mas nem tanto.
Digo isso porque acredito que algumas pessoas possam não conseguir captar a minha ideia, mas vamos lá.

Quando estou lendo, eu consigo me transportar para o mundo em que as palavras estão descrevendo, eu imagino as personagens, a cena, as casas, castelos, vilas, aldeias, montanhas.
É praticamente como se eu estivesse sentado em uma cadeira especial, que me levasse junto com a história e pudesse me teletransportar de cena em cena conforme as coisas vão acontecendo e mudando.

Eu demoro para ler porque presto atenção em detalhes, nomes dos personagens, o que eles fazem no decorrer da história. Mesmo depois de anos que eu já tenha lido a história de Harry Potter, por exemplo, eu ainda consigo dizer nomes de personagens, feitiços e por ai vai.

Releio livros que eu já li várias e várias vezes, algumas vezes porque não tenho como comprar novos ou simplesmente porque me deu vontade de ler de novamente, quem sabe não encontrar algo que eu não tenha visto, algum pequeno detalhe que passou desapercebido.

Sim, minha imaginação vai muito além e eu não vejo nenhum problema nisso, eu acho isso ótimo, me transportar um pouco do mundo real, ir para uma mundo de fantasia, feitiços, dragões, anões, elfos, urghals, ciclopes, deuses gregos, e tudo mais.


Deve ser por isso que me decepciono ao ver os filmes de franquias de livros bem sucedidos, na maioria das vezes é frustrante estragar com aquilo dentro da minha cabeça, porque realmente é muito melhor, como se fosse uma coisa minha, única.

Outro ponto positivo do livro para os filmes de adaptações?
Um filme nunca vai conseguir trazer para as telonas as riquezas de detalhes que podemos encontrar em um livro, mesmo algumas vezes enchendo o saco de tanto detalhes exagerados, mas ainda assim, a maioria deles são essenciais para a construção da história.

Minha maior decepção com relação a adaptação de livros para as telonas?
"Eragon", definitivamente, mesmo que na época eu só me interessei pelo livro por causa do filme. Mas depois que eu li o primeiro livro a decepção bateu de uma forma muito grande, deu até para ver estrelas
Quem sabe logo logo não tenhamos uma indicação dessa história de cavaleiro de dragão, visto que o último livro da franquia é o meu de cabeceira, "Herança", com certeza o melhor livro que eu já li.

Sobre como eu escolho um livro para ler.
Bom eu não vou mentir, eu sou bem visual, me baseio mais pela capa e, as vezes, pela sinopse no final do livro, mas ainda assim é muito raro eu fazer isso.


Mas o que tenho feito mesmo nesses últimos tempos é procurar na internet, por exemplo, "os livro mais vendidos", e se eu me interessar por algum, eu procuro se tem comentários positivos sobre eles em qualquer meio de comunicação. Outro lugar que eu costumo encontrar boas recomendações é nos sites de vendas mesmo, como Submarino, Americanas e afins, na parte de opiniões, mesmo que a maioria ainda não tenha, porque essa moda ainda é nova por aqui, mas ainda assim quando tem, ajuda bastante.

Porém tenha ciência que, ainda assim, o livro pode não ser tão bom quanto você pensou, as vezes muitas pessoas podem gostar de um certo livro, do gênero que você que gosta, porém ele acaba sendo decepcionante, mas ainda assim vale a pena.

Bom pessoal, espero de verdade que vocês tenham gostado e que possam se dar essa chance.

Existe uma infinidade de livros, de todo tipo de gênero que vocês possam imaginar.
Eu gosto de livros fantasiosos, de deuses gregos, de fatos históricos misturados com uma história diferente e por aí vai.

Se predisponham a tentar, mesmo porque não da para saber se não gostamos se ao menos não tentarmos, até porque nos dias de hoje não temos somente o livro físico para ler, temos também os e-books que podem ser lidos nos computadores, tablets, smartphones, e os e-readers, aqueles próprios para leitura, parecidos com os tablets, o mais famoso deles é o Kindle da Amazon.

Eu, particularmente, não consigo ler no computador e em muitos outros meios eletrônicos, embora eu ainda queira experimentar o Kindle, não consigo me concentrar na leitura, fico disperso e me perco a todo momento, tendo de reiniciar a leitura, mas posso dizer que, com certeza, eu prefiro a maneira tradicional, o livro mesmo.

Não se detenha pelo tamanho do livro ou pelo tamanho das letras, tem muita gente que só arruma desculpas para não ler: "ahhhh o livro é muito grande, muito pesado, como eu vou levar ele na minha mala ou por aí", "nossa que letras grandes, parece livro de criança", "Que pequeno, a historia deve ser ruim, não vou nem perder meu tempo lendo".

Pela leitura para todos, eu voto #SIM


E eu quero fazer um agradecimento aberto para minha mãe, que insistiu, teve paciência, na maioria das vezes. Eu sou muito agradecido pelos puxões de orelha e por brigar, também, porque com certeza se ela não tivesse feito todas essas coisas que fez, eu não teria descoberto um dos melhores hobbies que eu tenho hoje, que é ler.

Não esqueçam de marcar essa postagem como +1, sigam o blog para futuras postagens e comentem , se expressem, deixem a gente saber o que vocês pensam sobre ler.

Até a próxima ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário